Um dos fatores determinantes que define qual será o valor da sua viagem é em qual época do ano ela ocorrerá. Os meses de março a junho, agosto a novembro (excluindo os feriados e exceções próprias dos destinos) são, geralmente, considerados períodos de médias e baixas temporadas.
Viajar durante esses meses permite que você conheça os pontos turísticos com mais tranquilidade, sem aglomerados de pessoas, filas, lotação em hotéis e restaurantes, tudo isso com preços mais amigáveis. Para descobrir quando é a baixa temporada do lugar que você pretende visitar, a dica é observar suas características climáticas e o perfil das atrações turísticas. Com isso, será possível determinar qual é a época mais barata para viajar e aproveitar todas as vantagens de uma viagem fora de época.

Para te ajudar a escolher seu destino, selecionamos alguns que são ótimas opções para quem quer viajar, aproveitando muito e gastando menos!

  • Serra Gaúcha: A baixa temporada na Serra Gaúcha ocorre nos meses de verão, pois a maior procura pelo destino é durante os meses frios. Os preços chegam a cair até 40%, tanto em hotéis como nos ingressos dos famosos parques temáticos. Há também a chance de participar de eventos durante o período.
  • Litoral nordestino: A melhor coisa do litoral nordestino é que o clima quente permanece durante todo o ano. Ou seja, você vai economizar na viagem e aproveitar tudo como se estivesse em meses de alta. Curta os destinos mais procurados com quedas de 30% a 50% nos preços dos pacotes, como Fortaleza (CE), Natal (RN), Porto Seguro (BA), Porto de Galinhas (PE) e Maceió (AL).
  • Foz do Iguaçu: Uma ótima oportunidade de gastar menos (diárias até 40% mais baratas) e até mesmo de utilizar a economia para as compras em Ciudad del Este (Paraguai) ou Puerto Iguazú (Argentina).
  • Europa: Se você sonha em ir para Europa, mas tem um orçamento menor para sua viagem, a dica para realizar seu sonho é viajar durante a baixa temporada! Devido ao frio entre dezembro a março os preços ficam menores, e os pontos turísticos mais vazios. Entretanto, faça um bom planejamento, pois algumas atrações fecham no período.
  • Estados Unidos: O valor do dólar já é um ótimo motivo para ir aos Estados Unidos. Além disso, para tornar sua viagem ainda mais vantajosa, vá durante o período menos movimentado. Fique atento aos feriados americanos, que aumentam os valores de hospedagem.

Lembre-se sempre que as compras das passagens devem ser feitas com antecedência para garantir preços menores. Pesquise sobre o clima desses e outros destinos no mês desejado, assim irá saber como planejar melhor sua viagem, os itens de vestuário que serão necessários, e se ele é considerado de alta ou baixa temporada.
É possível sim aproveitar ao máximo os destinos e economizar muito! Que tal já experimentar uma viagem de baixa temporada nos próximos meses?