Os amantes de cerveja e os fãs das tradições alemãs podem curtir grandes festas nacionais no melhor estilo germânico. Conheça as celebrações da Oktoberfest que mais se destacam no Brasil!

 

A Oktoberfest ("Festa de Outubro") é uma celebração que une muita cerveja, culinária, música e trajes típicos alemães. Ao redor do mundo existem muitas festas que surgiram similares à originária Oktoberfest de Munique, na Alemanha. O Brasil não fica de fora, algumas cidades brasileiras possuem forte presença alemã, seja pela colonização ou pela grande cooperação industrial e tecnológica, e decidiram criar um evento onde esta cultura pudesse ser celebrada. Confira as celebrações da Oktoberfest que mais se destacam no Brasil:

Oktoberfest Blumenau

A Oktoberfest Blumenau é considerada a maior festa alemã do Brasil e uma das maiores do mundo.  A festa é concentrada no Parque Vila Germânica, um grande complexo de galpões com 26 mil metros quadrados de área. Outro ponto importante do festival é a Rua XV de Novembro, onde acontecem os desfiles com mais de três mil pessoas de todas as idades, desfilando com trajes típicos, danças e muita alegria.

Neste ano o festival acontecerá entre os dias 03 a 21 de outubro. Os ingressos variam entre R$12 a R$40, e nas segundas-feiras, primeiro e último dia de festa, a entrada gratuita! Programe-se para adquirir seu ingresso antecipadamente e não correr o risco de ficar de fora. O site do evento é http://www.oktoberfestblumenau.com.br/.

São Paulo Oktoberfest

São Paulo é onde está baseada a maior parte das empresas germânicas. Foi por esse motivo que o empresário brasileiro Walter Cavalheiro Filho, da WGroup, escolheu a capital paulista para abrigar, além da tradicional cooperação industrial e tecnológica alemãs, mais uma grande festa cultural no melhor estilo germânico.

A segunda edição da festa alemã será realizada de 28 de setembro a 14 de outubro de 2018, no Anhembi - Zona Norte de São Paulo. O evento terá mais de 100 shows, 60 opções gastronômicas e 75 opções de cervejas artesanais. A estrutura conta com diversas áreas que irão te proporcionar uma experiência incrível: Praça Central, Biertent (área coberta), Biergarten (área aberta), Bierpark (parque de diversão), Sunset Bier/After Party, Festival de Cerveja Artesanal, Main Street (onde acontecem os desfiles). Os ingressos variam conforme o lote disponível e o dia. Você pode adquirir os seus por meio do site oficial do evento, e também diretamente nos pontos de vendas da Ingresso Rápido.

Oktoberfest Curitiba

Curitiba é uma cidade multiétnica e que adora receber eventos temáticos. O festival chegou na capital paranaense em 2016, visto que os alemães têm grande participação no crescimento do Paraná, e que a cidade tem se transformado em um polo cervejeiro, atraindo grandes eventos internacionais do segmento. A edição 2018 da Oktoberfest de Curitiba – 3º ano da festa - ocorreu de 7 a 9 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer. Acompanhe o site do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba para participar do próximo Oktoberfest curitibano.

Oktoberfest Santa Cruz do Sul

Outro estado que marca presença entre as melhores Oktoberfests brasileiras é o Rio Grande do Sul. O principal festival germânico do estado é o de Santa Cruz do Sul, a 150 quilômetros de Porto Alegre. A celebração já está em sua 34ª edição e acontecerá entre os dias 10 a 21 de outubro. Serão dias de muita comida, cerveja, oficinas gastronômicas, aulas de alemão, shows e o Torneio Internacional de Eisstocksport (significa atirar paus no gelo e é semelhante ao curling). A grade de shows deste ano promete surpreender os visitantes, contando com Gusttavo Lima, Raça Negra, Michel Teló, Maiara e Maraisa, e outros grandes cantores nacionais. Consulte a programação completa e todas as informações da Oktoberfest Santa Cruz do Sul.

 

Gostou de conhecer as principais celebrações da Oktoberfest no Brasil? Aproveite para desfrutar de todas as deliciosas tradições alemãs e planeje sua viagem. Nós temos diversos acessórios e malas que irão tornar sua experiência mais mágica.