Continue lendo nossas dicas para escolher um bom hostel e desfrutar de todas as vantagens de uma hospedagem compartilhada. Confira:
 

Horários

Fique esperto em relação aos horários. Saiba se a recepção é 24 horas, que horas é o check-in e o check-out, e se existe um “toque de recolher”. Alguns hostels estrangeiros possuem o “toque de recolher”, ou seja, a hospedagem fica aberta até um determinado horário e se você chegar depois não conseguirá entrar. O motivo das restrições de horário é a falta de recursos para bancar uma equipe de recepção por 24 horas. Se você planeja chegar de madrugada, ou gosta de sair sem hora para voltar, preste atenção com essa política.

 Localização

Dê preferência a um hostel perto dos pontos turísticos que você pretende visitar, de mercados ou lojas de conveniência. Igualmente, opte por uma opção que esteja próxima a transportes públicos.

Wi-Fi

O Wi-Fi permite que você mantenha contato com amigos e família, além de ajudar nas pesquisas referentes à viagem. Por essa razão, ele é indispensável para muitos viajantes. Se esse é o seu caso, pesquise comentários sobre o Wi-Fi do local, tais como: se realmente funciona; se é cobrado para usar; se desligam o sinal à noite.

Segurança

Prefira um hostel com armários privados (não esqueça o cadeado, caso não seja disponibilizado no local), ou cofres de segurança. Procure um lugar onde se sinta seguro para deixar suas coisas. É desagradável ter que levar todos os seus itens de valor durante um passeio.

Área Comum

Uma área comum é o ambiente onde os viajantes possam se encontrar e interagir. Um hostel pode oferecer diversos locais para isso, como sala comum, cozinha, terraço ou gramado. É uma ótima oportunidade de fazer amizades. Se você gosta desse tipo de socialização, veja quais são as opções oferecidas pelo hostel.

Peça uma confirmação da reserva

É fundamental pedir uma confirmação da sua reserva por e-mail. Além de facilitar o check-in, você também estará garantindo sua acomodação.

Leia as avaliações e procure pela página nas redes sociais

Use a tecnologia a seu favor quando for pesquisar um hostel. Procure a página das opções que mais chamaram sua atenção, seja no Facebook, Instagram e até no Youtube. Manter as redes sociais ativas e atualizadas, responder comentários e avaliações são pontos positivos que devem ser considerados no momento da escolha.

Todas essas dicas valem tanto para opções nacionais como internacionais. O planejamento e pesquisa do hostel pode demorar, mas seguindo as dicas você poderá viajar mais tranquilo e confiante que terá somente boas recordações da sua experiência. Não deixe de alugar sua mala para facilitar ainda mais seu planejamento de viagem.