A Copa do Mundo de 2018 está chegando e a Rússia, sede do evento, está ganhando a atenção do mundo. O maior país do mundo guarda tesouros surpreendentes que prometem cativar turistas e torcedores de todo o planeta. Confira algumas curiosidades!

A Copa do Mundo é uma excelente oportunidade de conhecer outras culturas e países interessantes. Muitos viajantes estão planejando fazer as malas e partir rumo a Rússia em junho desse ano. Porém, é importante conhecer um pouco sobre o destino para não ser pego de surpresa após o embarque, afinal as diferenças com o nosso país são muitas.  Conheça um pouco mais sobre o país sede do evento em 2018:

O país de maior área do planeta: Você acreditaria se ouvisse que a Rússia é maior que Plutão? Parece brincadeira, mas é verdade! O gigantesco país tem 17.098.246 km² de área, enquanto Plutão tem cerca de 16.700.000 km².

A maior ferrovia do mundo: Você já ouviu falar da Rota Transiberiana? Ela é a maior rota de trem do mundo, com quase 10 mil km de extensão. A rota liga o extremo oriente russo à Mongólia, China e o Mar do Japão, cruzando praticamente todo o território russo e passando por 8 fusos horários. Incrível, não é?

Natal no dia 7 de janeiro: A Igreja Ortodoxa Russa festeja o Natal de acordo com o calendário juliano, que é "atrasado" em 13 dias em relação ao calendário gregoriano. Por essa razão, os seguidores da igreja ortodoxa russa comemoram o Natal em 7 de janeiro. O Papai Noel russo é um pouco diferente do nosso, ele se chama Ded Moroz e traz presentes para as crianças no Ano Novo, e não no Natal. Outra diferença é o fato de ele ser acompanhado por sua neta, chamada de Snegurochka, que significa “pequena menina das neves”.

A cidade habitada mais fria do mundo: Oymyakon é uma cidade com temperaturas que podem chegar a -50º C! Contudo ela é ocupada por 500 habitantes, e a base de alimentação deles não possui vegetais, já que eles não conseguem crescer lá. É irônico, mas Oymyakon significa “água não congelada”, no entanto seu solo é permanentemente congelado!

O lago mais profundo do mundo: Os russos possuem 20% de toda água doce do mundo! Isso em razão do Lago Baikal, na Sibéria, que contém cerca de 20% da superfície de água doce (não congelada) do planeta. É lago mais profundo e antigo da Terra. Toda a água do Baikal é capaz de cobrir completamente a superfície do nosso planeta por dois dedos de profundidade.

Mamutes congelados na Sibéria: Na Sibéria, região mais fria da Rússia, já foram encontrados diversos corpos de mamutes em perfeito estado de conservação (eles desapareceram há cerca de 10 mil anos).

O lago mais radioativo do mundo: Se você for para a Rússia, nem pense em entrar no lago Karachay! Ele é maravilhoso, entretanto, é considerado o lago mais poluído do mundo, após ter sido usado por anos como local de despejo de lixo radioativo. A União Soviética fazia testes de radiação e despejava todo o resíduo no Karachay. Se alguém der um mergulho, pode ser envenenado em apenas uma hora!

A rede social VKontakte: A VKontakte, um tipo de Orkut Russo, é mais popular do que Facebook e Twitter!

Alfabeto Cirílico: Na Rússia é usado o alfabeto cirílico, que contém letras com desenhos diferentes dos habituais. Alguns turistas consideram que o alfabeto russo forma sons engraçados para eles.

Essas são algumas curiosidades interessantes sobre a Rússia. Se você gostou e quer saber mais sobre outros destinos, acompanhe nossas dicas de viagem no site e redes sociais.