O chocolate é um dos alimentos mais queridos pelos brasileiros. Algumas cidades do país se destacam na fabricação de chocolates artesanais e são destinos turísticos perfeitos para os chocólatras. Conheça quais são esses doces destinos.

O chocolate é um alimento capaz de agradar paladares de adultos e crianças. Os brasileiros podem provar diferentes sabores de chocolate dentro das próprias fábricas do país, apreciando o sabor do cacau nacional e as originalidades de cada produtora. Veja onde você pode se deliciar com esse turismo gastronômico:

Gramado (RS)

Gramado é o destino essencial para os chocólatras, onde não faltam sabores para experimentar. A cidade possui mais de 30 fábricas, sendo as mais tradicionais a Lugano e a Prawer. No destino existe até um Mundo de Chocolate, o único parque temático da América Latina com mais de 200 peças produzidas inteiramente de chocolate. Um exemplo das esculturas é a Torre Eiffel de chocolate, com 4 metros de altura, 800 quilos e que demorou mais de 100 horas para ser produzida manualmente.

Campos do Jordão (SP)

Um destino muito popular durante o inverno, Campos do Jordão também se destaca na produção de chocolates artesanais. O principal exemplo é a fábrica Chocolate Araucária, que permite que os amantes do doce possam conhecer o processo de produção em um passeio gratuito.

Ilhéus (BA)

A cidade é apontada como a capital do cacau. É o destino ideal para quem quer conhecer todo o processo produtivo do chocolate, desde as plantações de cacau até o alimento pronto, aproveitando as pausas para degustação. Os amantes de chocolate podem visitar as fazendas de cacau, conhecer a primeira fábrica artesanal do Nordeste e fazer uma hidratação facial com chocolate.

Vila Velha (ES)

Na cidade de Vila Velha está localizada a fábrica da Garoto, uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo, sendo a maior da América Latina! É possível acompanhar toda a produção em uma visita com duração de uma hora, e com algumas paradas para degustação.

Combu (PA)

Combu é uma ilha nos arredores de Belém. O destino é conhecido por vender chocolates 100% artesanais, feitos com o cacau plantado no terreno dos produtores. O chocolate é a segunda maior fonte de renda da população local, perdendo apenas para o açaí.

Itu (SP)

A cidade do interior de São Paulo encanta os chocólatras. A principal atração do destino é a Fazenda da Serra, que além das cavalgadas e trilhas, dispõe de uma praça de alimentação com diversas opções de receitas feitas com o chocolate produzido na propriedade.

Depois de conhecer esses deliciosos destinos você ficou com água na boca, não é mesmo? Não deixe de conhecê-los, com certeza será uma experiência deliciosa! Compartilhe essa dica ou marque seus amigos que amam chocolate!