No dia 02 de novembro é comemorado o Dia dos Finados, no Brasil e em alguns outros países. A data, considerada um feriado nacional aqui, é uma importante tradição cristã católica e é comemorada desde o século XIII. Em nosso país as pessoas relembram a memória de entes queridos e rezam pelas suas almas, porém, em outras culturas o feriado (que pode ser chamado de outros nomes, como “Dia dos Mortos” ou “Dia dos Fiéis Defuntos”) é celebrado com festas e podem se tornar até um atrativo turístico.

Para quem tem curiosidade de conhecer as diferentes comemorações pelo mundo dedicadas aos finados, separamos os países que mais atraem turistas nas suas celebrações. Confira:

México

A celebração mexicana do "Dia de Los Muertos" provavelmente é a mais famosa. A festa é feita para homenagear os mortos com animação e alegria, e ocorre entre os dias de 31 de outubro a dia 2 de novembro. Segundo a crença do povo, acredita-se que seus entes falecidos irão visitar sua família durante a época. Os mexicanos fazem decorações e fantasias coloridas, pintam caveiras pelo corpo, cozinham as comidas preferidas dos que faleceram, preparam caveirinhas doces, bebem e dançam ao som de músicas típicas. Há também desfiles de máscaras e alegorias, que lotam as ruas de pessoas alegres. Por toda essa animação, a festa tornou-se um festival turístico que atrai pessoas de todo o mundo.

Espanha

Os espanhois comemoram o “Dia de Todos Los Santos” no dia 1º de novembro, data diferente da brasileira, e também é um feriado nacional. Eles visitam os entes falecidos no cemitério, levando flores e um doce tradicional do feriado, o "Hueso de Santos" (Osso dos Santos) preparado com marzipã, ovos e "syrup" (calda parecida com mel). O clima da data é festivo, festas acontecem em homenagem aos mortos e, assim como os mexicanos, eles usam roupas coloridas e vibrantes.

Japão

O Dia dos Finados no Japão é um festival conhecido como “Obon”, comemorado em diferentes datas dependendo da região, mas na maioria das cidades do país ele  ocorre em meados de Agosto, e dura por três dias. Os japoneses têm várias tradições, como:  oferecer alimentos, como legumes e frutas, para os espíritos ​​em um altar budista; colocar lanternas flutuantes e iluminadas com velas nos rios; acender velas dentro das casas e ir até os túmulos para chamar os espíritos de volta para casa, trazendo-os de volta ao túmulo no último dia de celebração. Se você viajar para algumas regiões durante a data, poderá ver fogos chamados de “mukae-bi” acesos nas entradas das casas para guiar os espíritos. As comemorações são feitas com danças (chamadas de Bon Odori) em parques, jardins e templos, comidas tradicionais da época, e há comidas preparadas especialmente para o festival. Mesmo não sendo um feriado nacional, muitos japoneses aproveitam a data para visitar suas cidades de origem.

As celebrações nesses países são bem diferentes do modo como encaramos o dia aqui no Brasil. Viajar para esses destinos durante a época é uma ótima oportunidade de vivenciar e conhecer outras culturas. Aproveite para programar sua viagem no próximo Dia dos Finados, e compartilhe conosco sua experiência.