Viajar faz bem para qualquer pessoa, independentemente da idade. Confira alguns cuidados recomendados para que os viajantes da terceira idade aproveitem suas viagens ao máximo.

Viajar traz felicidade para a vida das pessoas e para os idosos isso não é diferente, pelo contrário, é o momento de ser feliz, realizar sonhos, conhecer novos lugares, fazer novos amigos e sorrir muito! Para desfrutar de tudo isso e manter a saúde, é importante seguir algumas dicas durante o planejamento e decorrer da viagem. Confira algumas dicas:

Avalie qual o melhor destino: fora os fatores comuns quando vamos escolher o destino, fique atento ao clima. Evite lugares e épocas com climas extremos (muito frio ou muito calor).

Faça uma consulta com um médico de confiança: antes de viajar consulte com antecedência um médico que já tenha um histórico de sua saúde. Caso necessário, faça exames e procedimentos de rotina para embarcar sem preocupações.

Cuide bem da pele e olhos: O protetor solar é recomendado para todos, mas para os idosos o cuidado deve ser maior. A pele pode estar mais sensível devido à idade, portanto, não esquece os cremes hidratantes. Os óculos escuros também precisam estar na mala para defender os olhos da claridade intensa. Vale destacar que o protetor solar é importante mesmo em locais com neve, pois ele protege a pele da exposição aos raios UVB e UVA, que ganham força ao refletir na brancura da neve.

Fique atento à acessibilidade dos locais: Durante a reserva do hotel preste atenção se há elevadores e saídas de emergências. Prefira quartos em andares baixos, caso haja queda de energia e seja necessário utilizar as escadas. O hotel deve ter uma localização que facilite o transporte para as atrações turísticas que serão visitadas.

Cuide-se durante o voo: Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), voos com mais de 4 horas podem causar trombose e embolia pulmonar em idosos. Use roupas confortáveis e meias que evitam trombose. Faça alongamentos antes e durante o voo. Prefira os assentos do corredor, onde é mais fácil levantar e esticar as pernas. Beba bastante água, pois a hidratação reduz o risco de trombose. Leve agasalhos confortáveis para não se resfriar devido ao ar condicionado.

Faça um seguro viagem: Os riscos de quedas e acidentes são maiores para o viajante da terceira idade durante uma viagem. Coloque na carteira, o bolsa ou mala os telefones de acionamento do seguro viagem, e também deixe os números com os companheiros de viagem.

Não esqueça seus remédios: Ao consultar o médico antes da viagem, peça recomendações de remédios para levar e não deixe de tomar os medicamentos de uso contínuo. Caso haja fuso horário, faça o cálculo para tomar os remédios no mesmo horário que tomaria se não estivesse viajando, é relevante não confundir o organismo.

Esses cuidados contribuem para que os idosos tenham uma experiência única. Nunca é tarde para viajar, não importa a idade! Procure nossa loja física ou clique aqui e acesse nosso site para encontrar tudo o que você precisa e aventure-se.