De acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o passageiro tem direito a levar na cabine da aeronave até 10 Kg sem qualquer custo extra. Considerando o desafio que isso pode ser para alguns viajantes, selecionamos algumas dicas para quem não quer pagar pelo despacho de bagagem.

Todas as vantagens em viajar apenas com mala de mão fizeram muitos viajantes optarem por apenas esse tipo de mala em seus deslocamentos. Entretanto, muitos têm dificuldades para montar uma bagagem de até 10kg.

Uma dica importante, antes mesmo de começar a fazer a mala, é checar o tamanho dela. Esteja certo que ela estará conforme as dimensões permitidas pela companhia aérea escolhida. Caso os limites sejam ultrapassados, você poderá ser obrigado a despachar, e em consequência terá um gasto extra. Evite malas que sejam feitas de material pesado, uma ótima opção são as produzidas em fibra de carbono, por serem bem mais leves e resistentes.

Depois dessa verificação, é hora do desafio de escolher os itens e peças que irão compor a mala. Confira as dicas:

Selecione roupas de acordo com o roteiro de viagem. Reflita se vai para praia, local frio, se haverá um evento mais social etc. Também pesquise a previsão do tempo para auxiliar na escolha.

Coloque peças chaves, como calça jeans, roupas com cores neutras e básicas. Procure fazer combinações entre poucas peças. Prefira tecidos leves, que não amassam e não façam volume. No caso de casacos, que costumam ser volumosos, opte por levar na mão ou ir vestido com ele.

Pense no roteiro para definir qual o melhor calçado. Se possível, embarque usando o calçado escolhido e deixe uma segunda opção na mala.

No momento de organizar sua bagagem, vale a pena usar os seguintes truques:

Utilize sacos a vácuo. Algumas vezes o problema ao arrumar a bagagem é o volume, não o peso. Nesse caso, o ideal é usar um saco a vácuo, pois ele ajuda a reduzir o volume das roupas e até faz caber algumas peças a mais dentro na bagagem.

Deixe as peças mais pesadas na parte de baixo. O truque para guardar as calças jeans e ainda ganhar espaço é colocar a parte do cós para dentro, deixando as pernas para fora, e ao finalizar a arrumação dispor as pernas da calça, que inicialmente foram deixadas de fora, por cima de tudo.

Não leve as embalagens originais dos seus produtos de higiene pessoal. Coloque shampoos, cremes e outros líquidos em potes pequenos de no máximo 100ml (limite permitido para líquidos em voos internacionais).

Quer encontrar a mala de mão ideal para sua viagem? Visite nosso site ou loja física e encontre as melhores malas de aluguel e acessórios de viagem.