No período de final e início de ano muitas pessoas aproveitam para viajar, reencontrar amigos e familiares, conhecer novos lugares e comemorar as datas festivas. Alguns preferem fazer seu próprio planejamento e roteiro, enquanto outros preferem viajar através de agências de viagens. As agências cuidam de todos os detalhes da viagem, sem que você tenha que se preocupar com reservas de hotel, compra de passagens, elaboração de roteiros e programar passeios.  Na hora da escolha da empresa que prestará esse serviço é preciso atenção para que a tão sonhada viagem não se torne um pesadelo. Para evitar transtornos e escolher a agência certa para você, selecionamos algumas dicas:

  • Verifique a legalidade das agências: saiba se a empresa segue todos os trâmites legais para funcionar e se está autorizada a operar. Escolha aquelas que estejam cadastradas no Ministério do Turismo. Consulte os prestadores de serviços turísticos regularmente cadastrados em https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/

  • Verifique as licenças de funcionamento: a empresa deverá possuir alvará e apresentar as garantias exigidas pela reguladora, assim como os direitos do cliente. Essa verificação garante mais segurança quanto à possibilidade de fraudes, pois é uma prova de que a agência está sendo fiscalizada.

  • Confira se há queixas/denúncias contra a empresa e veja opiniões de quem já viajou através dela: verifique a qualidade dos serviços oferecidos através do PROCON (http://www.procon.sp.gov.br/ ) ou de entidades prestadoras de serviços turísticos, como a Associação Brasileira de Agências de Viagens (http://www.abav.com.br/home ).

  • Confira o contrato antes de assinar: leia com calma as cláusulas, principalmente as que dizem respeito ao que acontece em caso de desistência, alteração de datas e cancelamento de voos. Observe se as condições oferecidas conferem com o que está descrito.

  • Escolha uma agência que ofereça serviços completos: o objetivo de contratar uma agência é tornar a viagem mais fácil, por isso confira se a empresa fará as reservas de hotel para você, se ela oferece translado pelo destino, tours e passeios acompanhamentos de guias.

  • Fique atento aos horários das atividades programadas pela agência: os pacotes oferecem pouca flexibilidade e se você não respeitar os horários perderá os passeios.

  • Sempre peça à agência, com antecedência o documento de confirmação de reserva do hotel; recibo da fatura do hotel; passagens com assento marcado; roteiro e programação da viagem.

  • Informe-se sobre o horário de atendimento: O ideal é que você possa tirar dúvidas e falar com um atendente quando for necessário, não apenas em horário comercial.

Contar com o apoio de uma agência é perfeito para quem quer viajar com comodidade. Aproveite essas e outras dicas de nossos artigos para ter a viagem dos seus sonhos.