A consciência ambiental é um item indispensável para a bagagem de férias.

A rotina e o estresse das grandes cidades têm motivado os turistas a buscarem destinos onde possam recarregar as energias de forma mais leve. O turismo ecológico, também chamado de ecoturismo, está cada vez mais comum no mundo todo. A modalidade utiliza, de forma sustentável, regiões com recursos naturais parques ecológicos e ecossistemas, por exemplo. E também incentiva a conservação e o contato com a natureza, além de promover a economia local.

Você já realizou uma viagem desse tipo?

O ecoturismo integra o turista ao meio ambiente, proporcionando o contato com a natureza da forma menos impactante possível. É uma oportunidade de conhecer novas culturas e belezas naturais, como a fauna e a flora.

Alguns resorts oferecem experiências ambientais que também estão incluídas no ecoturismo: reciclagem, usina eólica e energia solar. O contato com a cultura local, caminhadas e campings também são oferecidos. Mas uma vertente muito forte dentro desse segmento é o turismo de aventura. As atividades mais comuns estão diretamente ligadas à contemplação da natureza: boia-cross e flutuação, canoagem, off-road, trekking, cavalgada, canyoning, rapel, escalada, voo livre, entre outras.

Por que preciso procurar uma agência especializada?

O turismo ecológico precisa ser orientado, por isso é fundamental procurar uma agência especializada. Ela precisa ter cadastro nos órgãos oficiais de turismo e permissão para atuar na região. Esse apoio vai tornar a sua viagem mais segura e tranquila. É a melhor opção para quem desconhece a região e as normas de preservação do meio ambiente.

Quais os destinos do ecoturismo no Brasil?

Parques, cachoeiras, praias e vegetação abundante são as marcas desses locais. Conheça alguns deles:

- Parque Nacional de Jericoacoara

Os mais de 8 mil hectares reservam grandes emoções aos turistas. A vila de Jericoacoara não tem asfalto. Os campos de dunas móveis são ideais para caminhadas, passeios de bugue, charrete, de bicicleta ou a cavalo.

- Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Imagine caminhar por vários quilômetros desfrutando da beleza de dunas, lagoas e vegetação exuberante, ter contato com macacos-prego, avistar os guarás sobrevoando e comer o famoso camarão. Tudo isso faz parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

- Parque Nacional das Sete Cidades

Na cidade de Piracuruca, está a Unidade de Conservação que abriga o Parque Nacional das Sete Cidades. O lugar apresenta formações rochosas, inscrições rupestres, cachoeiras, grutas e trilhas.

- Delta do Parnaíba

O Delta do Parnaíba está localizado na divisa entre o Piauí e o Maranhão e tem a Parnaíba como porta de entrada. Considerado uma das mais belas paisagens do mundo, o Rio Parnaíba divide-se em canais para encontrar o mar e forma mais de 70 ilhas, além do manguezal.

Ficou animada para conhecer o ecoturismo? Então inclua essa experiência na sua próxima viagem e surpreenda-se!