Agora é oficial! Desde a semana passada, as empresas aéreas brasileiras estão orientando sobre o tamanho e peso das bagagens de mão. Confira as novas normas para não precisar despachar a sua mala (e nem pagar a mais por isso).

 

Em 2007 a ANAC colocou um vigor uma regra em que as empresas aéreas poderiam cobrar pelo despacho das bagagens e não eram mais obrigadas a oferecer ao passageiro a franquia de 23kg para voos nacionais, e de dois volumes de 32kg para voos internacionais. Desde então, o peso permitido para as bagagens de mão aumentou de 5kg para 10kg. Assim, boa parte dos passageiros optou por levar seus pertences na mala de mão, porém por muitas vezes esses pertences são de dimensões excessivas, e acabam causando transtornos no momento do embarque na aeronave.

Na semana passada foi anunciado que as empresas aéreas começariam a fiscalizar o tamanho das bagagens de mão dos passageiros, com o objetivo de agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque, evitando atrasos dos embarques e consequentemente dos voos. O novo tamanho padrão permitido pelas companhias é de 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura x 25 centímetros de profundidade.

Nas primeiras duas semanas da nova norma, os passageiros serão apenas orientados. Após esse período, as bagagens que ultrapassarem  essas medidas terão que ser liberadas nos balcões de check-in das companhias aéreas, mediante pagamento de tarifas. Os valores variam de R$ 59,00 a R$ 220,00, dependendo da companhia aérea e se a compra do despacho for realizada  antecipadamente, ou no aeroporto.

Em 10 de Abril, as orientações iniciaram nos aeroportos de Brasília, Curitiba, Campinas e Natal. Em 17 de Abril, as orientações iniciaram em Confins/MG, Fortaleza, Recife, Salvador e Belém. E em 24 de Abril, as orientações serão em Goiânia, Porto Alegre, Congonhas, Guarulhos, Galeão e Santos Dumont.

No dia 25 de Abril o período de orientação será encerrado e dará início à triagem e obrigação ao despacho das malas que estiverem fora do padrão.

Não passe nervoso no aeroporto. A Mala Cadabra tem uma seleção de malas de bordo para você viajar tranquilo.