Coletamos informações para ajudar você a entender como os programas das companhias aéreas funcionam e como usá-los para viajar sem gastar muito.

Smiles (da Gol); Tudo Azul (da Azul); Latam Fidelidade (da Latam) e Amigo (da Avianca). Para participar de qualquer um desses programas é necessário que o cliente faça um cadastro com seus dados pessoais para receber um número que será sua identificação. Depois de estar cadastrado, basta informar esse número no momento da compra ou do check-in para acumular pontos.

Cada companhia aérea possui sua tabela própria. Veja como é feita a pontuação, segundo informações disponibilizadas pelo UOL:

GOL: No Smiles, o cálculo de milhas acumuladas é de acordo com o valor pago no bilhete. As tarifas promocionais e dos feirões têm a proporção de uma milha para cada real gasto. Na tarifa programada, a relação é de dois para um e, na flexível, de três para um.

AZUL: O programa Tudo Azul adota uma formula que varia entre dois pontos por cada real gasto na passagem na categoria de entrada a até 3,5 pontos por real na categoria mais alta. É importante mencionar que o Tudo Azul recebeu o prêmio de melhor programa de pontos ou milhas do Brasil de 2016, na avaliação dos leitores do Melhores Destinos. O programa de fidelidade da Azul foi o melhor nas doze categorias avaliadas. Clique aqui para ver a tabela completa do programa.

LATAM: um passageiro na categoria de entrada recebe 2,5 pontos para cada real gasto (excluindo a taxa de embarque) em voos nacionais. Na categoria Black Signature, o valor da passagem é multiplicado por oito. Clique aqui e veja a tabela completa.

AVIANCA: é a única que utiliza uma tabela fixa para o acúmulo de pontos. A pontuação varia de acordo com a categoria do passageiro dentro do programa e o tipo de tarifa comprada. Nos voos nacionais, a premiação pode variar entre 500 e 3.000 pontos. Clique aqui e veja a tabela completa.

E você, participa de algum programa de fidelização aérea? Deixe sua opinião nos comentários!