Diante das desenvolvidas cidades que existem pelo mundo, as pessoas podem perder a oportunidade de apreciar as maravilhas que a natureza nos oferece. Entretanto, para quem sente falta de ver ao menos as estrelas ou se maravilhar com os espetaculares fenômenos naturais, é possível planejar uma viagem para os destinos onde existe maior chance de vê-los.

Entre os fenômenos mais conhecidos e encantadores está a Aurora Boreal, que ocorre nas regiões polares, formando um jogo de luzes de diferentes cores que dominam o céu durante o inverno. Por ser tão espetacular, essa atração faz parte dos sonhos de muitos viajantes no mundo todo. Como outros fenômenos naturais, não há garantia de que com certeza você irá vê-la, pois as condições climáticas influenciam diretamente em sua visualização. Mas existem alguns lugares ideais que aumentam a probabilidade de se encantam com esse show colorido.

Se você pretende se aventurar pelo mundo para ver esse espetáculo, confira uma lista de alguns destinos que oferecem essa atração!

  1. Islândia: Já conhecida pelas numerosas maravilhas naturais, como vulcões, geleiras, gêisers e fiordes, a Islândia proporciona o fenômeno durante o inverno. Em Jokulsarlon, a 250 km da capital Reykjavik, a Glacier Lagoon é tida como o ponto ideal para fotografar a tração, pois o gelo acaba refletindo as luzes também. O Parque Nacional de Pingvellir também é ideal para observá-la por ter amplas planícies.
  2. Alasca: Estado norte americano, região selvagem dos Estados Unidos, é um destinos mais tradicionais quando o objetivo é viajar para ver a aurora boreal. O ideal é ir para áreas remotas, como o Parque Nacional de Denali, e conferir a previsão de auroras boreais da Universidade do Alasca.
  3. Canadá: O país possui uma imensidão de áreas naturais que oferecem numerosas opções para observar o espetáculo. Entre os pontos ideais para a visualização, estão: a tundra do norte do país, o território de Yukon (próximo ao Alasca), as áreas em volta do lago Superior, no Ontário e no extremo norte de Quebec. Também é possível ver de perto a aurora boreal em Yellowknife, no Aurora Village, um camping que tem cadeiras aquecidas para que todos observem o céu confortavelmente, já que as temperaturas podem ficar abaixo de zero, que oferece guias de várias línguas e atividades ao longo do dia.
  4. Noruega: Um dos melhores lugares para ver o fenômeno. No norte norueguês, a melhor cidade para assistir o espetáculo é Tromso, onde a aurora aparece com frequência. A Astronomy Voyage oferece passeios com aulas de astronomia, incluindo visitas ao Northern Lights Planetarium. Outra opção é a vila de Ersfjorden, a 40 minutos de Tromso.
  5. Groenlândia: A Groenlândia tem frequentes aparições de auroras boreais. O espetáculo está presente em praticamente todo o grande território, os lugares mais procurados e acessíveis estão no sul e leste do país, como Kulusuk e Ammassalik.

Existem outros destinos onde é possível avistar a aurora boreal, são eles: Rússia, Suécia, Finlândia, Escócia e as Ilhas Faroe (entre o Mar da Noruega e o Atlântico Norte). Não perca a chance de se encantar com esse espetáculo que a natureza nos dá. Temos certeza que será um show inesquecível.