Descubra as mudanças antes de arrumar as malas

   A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou mudanças na regulamentação do transporte aéreo brasileiro. Segundo a ANAC as novas regras serão um avanço para o setor e poderão atrair companhias de baixo custo (low cost) para o Brasil.

Confira as novas regras para bagagens:

Bagagem despachada: As companhias podem cobrar pelo despacho da bagagem, os valores são definidos por cada companhia aérea. Antes, os passageiros podiam despachar, sem custo adicional, uma mala de até 23 quilos em viagens nacionais, e duas malas de até 32 quilos cada em voos internacionais.

Bagagem de mão: Pela nova regra, o passageiro pode levar na cabine uma bagagem de mão de até 10 quilos (antes era permitido uma bagagem até 5kg).

   A Azul implementou a classificação de suas passagens em duas categorias: a Mais Azul e a Azul. A categoria Mais Azul mantém a prática tarifária antiga, na qual inclui franquia de 23kg de bagagem. No caso da categoria Azul, o cliente pagará mais barato pela passagem na comparação com a tarifa Mais Azul e poderá escolher pela compra ou não do serviço de bagagem despachada. Se o cliente da modalidade Azul mudar de ideia, poderá incluir os 23kg de bagagem, a qualquer momento, por apenas R$ 30,00 pelo site, call center ou aplicativo; e R$ 50,00 no aeroporto. Caso o cliente ultrapasse essa cota de 23kg, será mantida a cobrança por quilo excedente. Para mais informações consulte o site da empresa.

   A Avianca oferece franquia de bagagem em voos domésticos de 23kg para adultos e crianças, e 10kg para Infant (colo). A franquia estabelecida em trechos operados pela Avianca em voos internacionais varia de acordo com o país ou a região e podem ser consultadas no site da companhia, onde o cliente pode também verificar todas as regras.

   Para viagens com a GOL, o cliente que desejar despachar mala deverá realizar o pagamento via canais digitais ou aeroporto. Os valores variam conforme o tipo de voo (doméstico ou internacional) e a tarifa (Light, Programada, Flexível e Gol Premium). Clientes das categorias Prata, Ouro ou Diamante, têm benefícios exclusivos para despachar bagagem. No site da companhia o passageiro pode utilizar um simulador para tirar dúvidas sobre quantas bagagens pode levar e quanto pagará por elas.

   A Latam possui diferentes franquias, preços e quantidades de peças conforme as tarifas e rotas. Os valores também alteram se a compra por bagagem despachada ocorrer junto com a compra da passagem, antes da viagem pelo site ou central de vendas, ou no aeroporto. As informações completas você encontra no site da companhia.

Acompanhe o Blog da M&F Aluguel de Malas e fique por dentro das novas regras de transporte aéreo.