A época de festas juninas chegou! Venha conhecer quais são os melhores destinos brasileiros para quem adora um bom arraial.

A região Nordeste abriga os melhores destinos para quem adora festas juninas. Muitas festas tradicionais nordestinas já simbolizam grandes eventos turísticos. Durante os meses de junho e julho, o viajante pode conhecer e curtir diversas festas para celebrar Santo Antônio, São João e São Pedro, todas com muitas músicas, danças e comidas típicas das celebrações.

Confira quais são os destinos com as festas juninas mais famosas do Brasil!

São Luís (Maranhão): A Festa Junina de São Luís ocorre desde o século XVIII e, ainda hoje, faz muito sucesso. Durante o mês de junho acontecem diversos arraiais pelas ruas da capital. Mais de 100 grupos de Bumba-Meu-Boi se apresentam, cada um com sua forma individual de demonstração ao som do Sotaque (ritmo com instrumentos). As maiores festas são o Arraial do IPEN e o Arraial da Maria Aragão. O Maranhão é o único estado no país que festeja quatro santos católicos durante o mês de junho: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal.

Caruaru (Pernambuco): Caruaru também é conhecida como a capital do Forró, e sua festa junina é tão popular que a cidade pernambucana se tornou um dos pontos turísticos mais buscados por turistas brasileiros nessa época.  A Festa de São João de Caruaru acontece durante quase todo o mês de junho. Além de curtir as melhores bandas forró, o turista pode conhecer as famosas Drilhas, grupos de quadrilha que se apresentam de maneira semelhante aos blocos de carnaval de Salvador. Entre as outras atrações da festa estão o pau de sebo, correio do amor, casamento caipira e principalmente muita comida e bebida.

Campina Grande (Paraíba): A festa de São João de Campina Grande conquistou o título de “maior São João do mundo”. O evento, planejado pela própria prefeitura, ocorre no Parque do Povo desde 1983. O festival acontece entre os meses de junho e julho, com estimativa de 2,5 milhões de pessoas todos os anos. Para se ter noção, são mais de 100 casais para a cerimônia do casamento coletivo. Entre os destaques das atrações estão a Locomotiva do Forró, um trem com oito vagões decorados e animados por shows de forró ao vivo que leva os passageiros de Campina Grande até o distrito de Galante, a queima de fogos no Dia de São João e o campeonato de quadrilhas.

Aracaju (Sergipe): O Forró Caju, como é conhecida a principal festa junina de Aracaju, recebe mais de um milhão de visitantes todo o ano durante essa época e é um dos melhores destinos para quem adora um arraial. Na Orla de Atalaia (maior praia da capital) é realizado o Arraial do Povo, realizado numa cidade cenográfica que imita uma vila do interior. Os shows acontecem na praça Hilton Lopes e há shows e festas em alguns bairros. Além dos 130 shows previstos para 2018, a festa conta com diversas comidas caipiras e apresentações de teatro.

As festas juninas são tradições muito gostosas e apreciadas pelos brasileiros. Aproveite para conhecer as riquezas culturais dessas celebrações do Nordeste quando estiver viajando por essas cidades!