É muito importante, principalmente para quem mora em grandes cidades, ter um momento com a natureza, respirar ar puro e desfrutar das belezas naturais. Os parques urbanos são soluções práticas que proporcionam esses momentos no meio da cidade. Além de bem-estar e saúde, essas áreas verdes também geram renda para o turismo, fatos que estão influenciando a criação de parques pelas cidades do Brasil e do mundo.

Conheça a seguir uma pequena seleção dos mais belos parques pelo mundo, lugares que vão dar vontade de arrumar as malas e ir viajar agora!

  • Central Park - Nova Iorque (Estados Unidos da América): O Central Park é um dos parques mais bonitos e conhecidos do mundo, mesmo sendo completamente cercado por uma área urbana. Surgiu  em 1857, e durante os anos foram realizadas inovações no seu projeto, como rotas de circulação para cavaleiros, pedestres, e estradas subterrâneas para o tráfego através da cidade. É o parque mais visitado da América e conta com muitas atividades, como observação de aves, passeios de barco e caiaque e visita ao zoológico. O obelisco egípcio e os campos de morango são outras atrações famosas.

  • Parque Keukenhof  (Holanda):  Também conhecido como o Jardim da Europa, está situado entre as cidades de Hillegom e Lisse. É o dono do título de maior jardim de tulipas da Holanda, e também  uma das atrações mais românticas do país europeu. O parque Keukenhof só fica aberto entre março e maio, quando  seus 32 hectares ficam cobertos por nada menos que sete milhões de flores, em um show de cores que fascina turistas do mundo inteiro. O local abriga inclusive uma área com lindas esculturas e um tradicional moinho de vento holandês.

Parque-Keukenhof

  • Parque Ueno – Tóquio (Japão): Ideal para ser visitado durante a primavera do Hemisfério Norte, quando suas mais de mil cerejeiras florescem. Durante a estação, o local fica envolto em uma atmosfera rósea, que encanta turistas apaixonados. O parque também abriga lindo lagos (que oferecem passeios de pedalinho), um museu dedicado a pinturas e esculturas japonesas e também um templo xintoísta.

p

  • Parque Guell - Barcelona (Espanha): Cercado de obras do arquiteto catalão mundialmente famoso Antoni Gaudí, o parque oferece vistas fantásticas para a capital catalã, pois está estrategicamente localizado sobre o monte El Carmel. Todo o local promove a integração da arquitetura com a natureza, coberto de mosaicos e com construções que imitam formas como cavernas e troncos de árvores. Em 1984, tornou-se Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

p

  • Jardins de Luxemburgo - Paris (França): Localizado nas dependências do Palácio de Luxemburgo, um palácio do século 17 e sede do senado francês, possui extensos gramados floridos e diversas esculturas que formam uma galeria a céu aberto. Separando os jardins está a fonte Médicis, ao redor da qual os visitantes podem fazer piquenique.

j

  • Parque Ibirapuera - São Paulo (Brasil): Fundado em 1954, e projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o paisagista Burle Marx, o Parque Ibirapuera é o queridinho paulistano, que recebe mais de 14 milhões de visitantes por ano. O local é lar de atrações culturais e naturais que proporcionam momentos de relaxamento para a população de São Paulo.

p

  • Parque Tanguá - Curitiba (Brasil): Curitiba é famosa por suas belas áreas verdes e parques. Entre eles, o Parque Tanguá se destaca pelos mirantes para a mata, para a cidade e para uma queda d'água com cerca de 40 metros de altura. É perfeito para caminhadas românticas pela natureza, e é garantia de belas fotos.p

    Existem muitos outros parques pelo mundo que encantam turistas de qualquer lugar. As belezas e o bem-estar que essas áreas verdes proporcionam são motivos pelo qual muitas pessoas viajam em busca desses destinos. Aproveite para encontrar o parque mais próximo de onde você está, ou da sua próxima viagem, e sinta o prazer de viver entre a natureza.