Saiba quais são as regras e o que é proibido ser transportado dentro da cabine

Quem ainda não voou após as mudanças das regras de bagagens deve estar atento às modificações antes de preparar as malas. A franquia (quantidade de peso e número de volumes que você pode carregar a bordo da aeronave) de bagagem de mão também mudou. Agora o passageiro tem direito de transportar na cabine até 10 Kg sem qualquer custo extra. É necessário saber que a soma das medidas de largura, altura e profundidade não deve ultrapassar 115 cm. O viajante também tem direito a um segundo volume menor, como uma bolsa ou uma mochila pequena, que deverá ser acomodado embaixo do assento à sua frente.

Cada empresa aérea definiu as dimensões da bagagem de mão:

GOL                                                                                                                        

A bagagem de mão deve estar dentro das dimensões 40 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura).

AZUL

De acordo com o site da companhia as dimensões permitidas são 55 x 35 x 25 cm (altura x largura x espessura)

LATAM

Em todos os casos, as dimensões máximas devem ser de 55 x 35 x 25 cm (altura x largura x espessura), incluindo bolsos, rodas e alças.

AVIANCA

Todas as peças de bagagem, para voos nacionais e internacionais, devem ter no máximo 115 centímetros (45 polegadas) de altura, comprimento e largura. Sem importar a Classe na que vai voar ou a origem-destino que tiver.

A ANAC recomenda que objetos de valor, tais como: joias, dinheiro, eletroeletrônicos (celulares, notebooks, filmadoras etc.) sejam transportados, de preferência, na bagagem de mão. Não podem ser transportados objetos cortantes, armas, produtos inflamáveis (bebidas alcoólicas e perfumes são permitidos), substâncias explosivas, químicas ou tóxicas.

Para voos internacionais, frascos com líquidos com mais de 100 ml também não são admitidos. O limite máximo de líquidos a ser transportado deve caber em uma embalagem plástica transparente de no máximo 1 litro com fechamento hermético (tipo ziplock). Mas lembre-se: líquidos considerados perigosos não podem acessar as áreas restritas de segurança, mesmo em quantidade inferior a 100ml!

É útil você saber que entre os artigos permitidos na cabine estão alimentos, materiais esportivos, instrumentos musicais e eletrodomésticos pequenos.

Medicamentos (com prescrição médica), alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais poderão ser transportados na quantidade necessária à utilização no período total de voo (incluídas eventuais escalas) e deverão ser apresentados no momento da inspeção de segurança.

Existem alguns itens que causam dúvidas, mas que são exceções e podem ser levados na bagagem de mão. Confira: aparelho de barbear em cartucho, objetos com lâminas inferiores a 6 cm (inclusive canivetes, cortadores de unha, tesourinhas sem ponta e pinças), aerossóis de uso médico ou de higiene pessoal (até quatro frascos de no máximo 300 ml ou 300 g por passageiro), termômetros de medição térmica, relógio de pulso com alarme, saca-rolhas, canetas, lápis e lapiseiras inferiores a 15 cm, isqueiros com gás ou fluido inferiores a 8 cm, fósforos (uma caixa com até 40 unidades por passageiro), guarda-chuvas, bengalas e suportes para celular ("pau de selfie").

Antes de preparar sua mala, confira se ela está dentro das regras! Aproveite para adquirir nossa balança compacta digital para pesar sua bagagem antes de sair de casa e não ser surpreendido na hora do embarque.