Apesar de ser comum em viagens de longa duração, poucas pessoas já ouviram falar desse problema grave. Descubra o que é Síndrome do Viajante, também chamada de TVP, e como evitá-la.

Um problema muito comum pode ocorrer em viagens de média e longa duração, isto é, acima de duas horas: a Trombose Venosa Profunda (TVP), também conhecida como “Síndrome do Viajante”. A TVP é a formação de coágulos sanguíneos que obstruem vasos profundos. O sangue parado propicia a formação de um coágulo no local que pode prejudicar a passagem do sangue e causar uma trombose. Ela ocorre principalmente pela dificuldade de movimentação durante o percurso devido ao pouco espaço entre as poltronas. Porém, outros fatores também contribuem para esse problema circulatório, como a ingestão de álcool, tabagismo, desidratação, obesidade, hereditariedade e a pressurização das cabines.

A coagulação do sangue no interior das veias é mais frequente em mulheres, devido aos fatores hormonais (como o uso de anticoncepcional) e mais comumente nos membros inferiores (cerca de 90% dos casos). A Síndrome do Viajante pode se manifestar durante a viagem ou dias após. Os sintomas mais comuns são pés inchados e pernas dormentes.

Para evitar a TVP existem sugestões importantes e de baixo custo, como:

  • Utilizar meias de compressão, que ajudam a circulação no momento em que as pessoas estão paradas;
  • Fazer exercícios e movimentos, como caminhar nos corredores, mover os pés para cima, para baixo e em círculos, proporcionando a movimentação da panturrilha;
  • Beber muita água e líquidos não alcoólicos, antes e durante o percurso, para manter uma boa hidratação;
  • Usar roupas confortáveis. Vale ressaltar que o uso de calça jeans não é recomendável, pois normalmente o tecido prende a circulação;
  • Consultar seu médico antes da data de viagem, pois ele poderá passar alguma medicação e atividades que diminuam o risco da TVP.

Prevenir-se contra a Síndrome do Viajante é muito importante, pois o número de pessoas que morrem em decorrência dela aumenta especialmente durante férias e períodos de festa. Compartilhe nosso artigo em suas redes sociais para que mais pessoas descubram sobre a TVP e possam se prevenir em relação a esse perigoso problema.