Conheça dicas importantes para aproveitar as melhores promoções e preços de passagens aéreas.

Será que existe mesmo um melhor dia ou horário para encontrar promoções? Para responder essa questão, é necessário entender como as companhias aéreas determinam os preços das suas passagens. Os valores variam conforme a lei da oferta e demanda, as passagens mais procuradas são mais caras e as menos buscadas mais baratas. Assim entendemos porque passagens para os finais de semana, feriados e férias são tão caras (a procura aumenta, e os preços aumentam junto) ou porque voos com decolagens de madrugada são baratos (menor procura, menor preço). Compreender essa lógica permite que você saiba como economizar na compra.

Você já deve ter ouvido que pesquisar passagens depois da meia noite garante preços mais baixos? Saiba que essa não é uma regra fixa e pode não funcionar, pois na madrugada o tráfego na internet é mais baixo e não é atrativo para as empresas fazer grandes promoções nesse período.

Entretanto, existem dicas realmente valiosas para você economizar. Confira:

Use alerta de preços

Crie um alerta de preços após escolher o destino e a data. Você será avisado por e-mail automaticamente sobre alterações de preços.

Não compre com muita antecedência

Apesar da ansiedade para comprar logo as passagens, e ao contrário do que costumamos ouvir, é melhor esperar para não pagar mais. As companhias aéreas se beneficiam muito com a venda antecipada e por isso fazem essa recomendação. Você praticamente esgota as chances de comprar passagens em promoção, e provavelmente você verá uma promoção com um preço incrível, mas já vai ter comprado as suas passagens. Recomenda-se que a compra não seja feita no período entre seis meses ou um ano antes da data pretendida. Os feirões e promoções de passagens nacionais acontecem geralmente nos finais de semana, porque as companhias buscam evitar que os passageiros que viajam a trabalho e pagam mais caro pelos bilhetes aproveitem para economizar.

Não deixe para a última hora

Assim como comprar com muita antecedência  é exorbitante, deixar para última hora pode ser pior. As empresas cobram preços mais altos para que precisa comprar a passagem com urgência. A recomendação é que você compre o bilhete no máximo até três semanas antes da data pretendida.

Passagens aéreas nacionais e internacionais

Para uma viagem nacional na baixa temporada, a antecedência recomendada é de 30 a 45 dias, exceto nas férias escolares, quando o período ideal é entre 45 e 60 dias. Já as passagens internacionais podem ser compradas com o dobro de antecedência das nacionais, em torno de 30 a 60 dias na baixa temporada e de 60 a 120 dias na alta temporada. É importante lembrar que o clima e as festividades de cada destino também influenciam no preço.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você economizar na próxima compra. Acompanhe nossa página para planejar suas viagens e tenha um excelente final de ano.