Classes de voo: as classes de uma aeronave oferecem serviços para atender os diversos públicos com necessidades distintas. Na hora de comprar sua passagem aérea, é importante conhecer os benefícios de cada tipo e não levar em conta somente o valor e horário. Por essa razão, fique por dentro das particularidades de cada tipo. Confira!

Quando vamos escolher qual passagem aérea comprar, muitas vezes só levamos em consideração os valores e horários mais convenientes, deixando de lado outras vantagens que as classes de voo oferecem. Diante disso, é importante conhecer quais são os benefícios das classes e identificar qual atende melhor seu perfil e necessidades.

Comumente as companhias aéreas oferecem três principais classes: a econômica, a executiva (ou de negócios) e a primeira classe. E em algumas empresas, há classes intermediárias. Saiba quais são as diferenças entre elas:

Classe econômica

Também conhecida como standart, é a classe mais básica e barata das companhias aéreas, o que a torna a mais procurada pelos viajantes. Seus benefícios são os básicos para uma viagem de avião: assentos ajustáveis, encostos ajustáveis de cabeça, braços e pernas. Em algumas companhias, é possível acrescentar certos benefícios por um valor adicional na passagem.

Além da Classe Econômica Básica, há também a Econômica Premium. Nesse tipo, os passageiros têm uma melhor relação custo-benefício, pois podem viajar com mais conforto, mas pagando menos do que uma Classe Executiva. Normalmente as vantagens são maior espaço entre as poltronas, assentos maiores, refeições melhores e acesso a locais exclusivos no aeroporto.

Classe executiva

A classe executiva (também chamada de Business Class) é a melhor opção quando o viajante necessita de flexibilidade de datas, conforto da viagem e a possibilidade de otimizar o uso do tempo. As cabines são confortáveis, com poltronas ergonômicas e muito mais espaço, se comparado à classe econômica. Uma variedade de refeições e equipamentos adicionais de áudio e vídeo são oferecidos, além dos limites de bagagem serem maiores. Outra vantagem é o acesso a uma sala especial nos aeroportos de saída, de trânsito e de destino. Os passageiros membros do programa de afiliados também receberão milhas extra pela escolha da classe executiva.

Algumas companhias disponibilizam também a Classe Executiva Premium, aproximando o cliente mais ainda da Primeira Classe. As vantagens desse tipo normalmente são poltronas reclináveis flatbed, kits de brinde, cardápios diferenciados e seleta carta de bebidas, e a possibilidade de alterar a data de embarque sem pagar taxas abusivas.

Primeira classe

A Primeira Classe é a mais sofisticada e exclusiva de uma aeronave. Geralmente ela é formada por 8 a 16 lugares. O passageiro tem total privacidade, um nível de serviços mais alto e condições exclusivas. Destaque-se os assentos da classe, pois são fabricados com alta tecnologia e materiais de melhor qualidade, que se convertem em camas confortáveis. As Refeições e bebidas são compostas por grandes chefs de todo o mundo, e são servidas a pedido, em vez de horários fixos. No aeroporto, os passageiros da primeira classe podem desfrutar do conforto de salas VIP, bares e restaurantes, acesso aos pontos especiais de check-in rápido.

Agora que você conhece as particularidades de cada classe de voo, que tal começar a planejar sua próxima viagem? Conte com a Mala Cadabra para tornar sua experiência mágica!