Você tem o sonho de conhecer outros países, mas ainda não viajou porque não sabe outro idioma? Liberte-se desse impedimento! Conheça dicas sobre como viajar pelo mundo sem falar outra língua!

Viajar para outros países representa muitos desafios, isso porque o turista irá ter contato com diferentes culturas, culinárias, e, principalmente, outras línguas! Pesquisas indicam que cerca de 16% da população brasileira não viaja para o exterior por não saber falar uma língua estrangeira. Entretanto, não é necessário ser um poliglota para fazer uma viagem internacional.

Inicialmente, tenha mente que o passo-a-passo de uma viagem internacional é praticamente igual em qualquer lugar do mundo. O viajante faz o embarque no avião, desembarca no destino, passa pela imigração, vai para seu local de hospedagem, visita pontos turísticos, faz compras, e no final da viagem vai para o aeroporto e embarca para retornar ao seu país. Algumas dicas ajudam a se virar muito bem em outro país. Confira:

    • Faça um roteiro detalhado de sua viagem. Insira o endereço completo de todos lugares que pretende ir, como restaurantes, pontos turísticos e hotéis. Pesquise e Inclua os meios de transporte (metrô, ônibus, táxi, avião) que irá utilizar, detalhando datas e horários.

    • Traduza esse roteiro para o idioma local do país que você vai visitar, ou para o inglês. Se não conhecer alguém que possa lhe ajudar com isso, use uma ferramenta de tradução como o Google Translator. Atenção: Guarde essa lista o tempo inteiro com você, e faça uma cópia escrita em papel, porque você pode ficar offline.

    • Reserve hotéis, restaurantes e atrações por e-mail. Traduza tudo para o inglês ou a língua estrangeira. Imprima e leve as reservas.

    • Pesquise sobre a taxa de conversão da moeda local para o real, assim você tenha uma noção do preço das coisas em real ao ver o preço na moeda estrangeira.

    • Pesquise e leve consigo telefones internacionais de assistência e da empresa/banco de seu cartão de crédito. Geralmente, as centrais costumam atender em português, mesmo você estando no exterior. É importante também saber o código do país que vai visitar e como ligar para o Brasil.

    • Faça e carregue uma lista de palavras-chaves em inglês e/ou no idioma local. Você poderá mostrar a alguém caso necessário. Por exemplo: obrigada, por favor, onde fica?, água, preço, não, sim, aeroporto, mala, embarque, desembarque, pode me ajudar, não quero, que horas são?, não falo inglês etc.

    • Deixe tudo separado: para passar pela imigração sem susto: passaporte, reserva de hotel, roteiro de viagem, visto, cartão de crédito. Mesmo que o oficial dizer algo que você não entende, entregue para eles todos esses documentos.

    • Pratique a linguagem de sinais. Usar gestos ajuda muito.

    • Baixe apps de tradução, comunicação por internet e locomoção. O Uber está disponível em muitas cidades do mundo, é só digitar o endereço de partida e final. Lembre-se de habilitar seu celular para uso no exterior para que esses aplicativos funcionem!

Viu como é possível sim viajar para o exterior sem saber outra língua?! A linguagem oral é importante, mas não deve ser uma barreira que te impeça de realizar seus sonhos. Planeja sua viagem e conte conosco para torná-la mágica!